Banco não pode punir empregados que ajuizaram ações trabalhistas
23/02/2023
A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve a determinação de que o Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (Banrisul) deixe de promover a realocação de função de empregados que ajuizaram reclamações trabalhistas contra a instituição. Para o colegiado, o deferimento de tutela antecipada nesse sentido se baseou no perigo de dano decorrente de conduta ilícita da empregadora.
Descomissionamento
A ação foi ajuizada em novembro de 2017 por um grupo de pessoas que, anteriormente, havia proposto reclamações visando ao pagamento de horas extras. Segundo elas, na semana anterior, o banco havia promovido o descomissionamento de cerca de 80 empregados, todos em razão do ajuizamento de ações trabalhistas. Seu pedido era de que o banco fosse proibido de adotar condutas discriminatórias contra esses trabalhadores, especialmente redução salarial e transferência.
Proteção
Ao deferir a antecipação de tutela para que o banco deixasse de adotar medidas desse tipo, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) entendeu que elas extrapolavam o poder discricionário do empregador e deixavam de lado a avaliação técnica para o exercício da função. Segundo o TRT, a pretensão dos empregados visava à proteção contra possíveis e prováveis atos discriminatórios e retaliações e, na essência, à manutenção das condições de trabalho. Nesse sentido, sua estabilidade econômica deveria ser preservada.
Abuso de poder
Ao reconhecer o nexo entre os descomissionamentos e o ajuizamento das reclamações trabalhistas, a relatora do recurso do Banrisul, ministra Delaíde Miranda Arantes, entendeu configurado o perigo de dano alegado pelos trabalhadores. “Ficou claro o abuso do poder diretivo da empresa”, explicou. De acordo com a ministra, o objetivo da tutela inibitória é prevenir a violação de direitos individuais e coletivos e impedir a ocorrência, a repetição ou a continuidade de ato ilícito.
Processo: 21796-61.2017.5.04.0019
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog e conheça muito mais sobre a Pezzi Advogados.
Mais conteúdos
Blog
20/01/2025
Após vetos de Lula, reforma tributária tem seu início de fato
Novo sistema começa a entrar em vigor em 2027; presidente afirma que aprovação do projeto pelo Congresso Nacional é “milagre”
Conheça
10/06/2024
Governo Federal anuncia ajuda às empresas pagando 2 salários a 430 mil trabalhadores do RS
O
governo federal vai apoiar as empresas e pagar um auxílio financeiro de 2
parcelas do salário mínimo (R$1.412,00) para os trabalhadores formais das
cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que fazem parte da
mancha de inundação, mostrada por meio de imagens de satélite.
Conheça
18/10/2023
Holding familiar: o que é, como funciona, vantagens e desvantagens
Uma Holding Familiar é uma estrutura jurídica que centraliza a gestão e o controle de bens e empresas de uma família. Ela facilita o planejamento sucessório e fiscal, além de proporcionar mais segurança patrimonial.
Conheça
04/05/2023
Plano de saúde deve custear insumos indispensáveis na internação domiciliar
A partir desse entendimento, o colegiado acolheu o recurso especial interposto por uma idosa acometida por tetraplegia para reformar decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) que, em
Conheça